PERDÕES

Conheça a pequena cidade de Perdões, Minas Gerais. Vale muito a pena fazer uma caminhada turística pelos arredores do Centro Cultural Mundo Cênico.  

Mapa Interativo

Clique na bolinha azul para interagir

unnamed (1).png

Mapa: Nani Vasques

Perdões

Foto: Amaury Jr.

    Perdões é uma pequena cidade localizada no Oeste de Minas Gerais, às margens da Rodovia Fernão Dias (MG-358), integrada ao Campo das Vertentes e ao território de Furnas. Apelidada carinhosamente de “Cidade da Amizade”, Perdões é considerada muito hospitaleira pelos seus visitantes. Tem uma variedade de grupos artísticos e festas culturais tradicionais que acontecem todos os anos. A economia da cidade é movida principalmente pela colheita de café, plantio rural devido ao clima tropical propenso e dos comércios locais. Outra característica marcante é a tradicional produção de cachaça da cidade.

Centro Histórico

 

    A cidade Perdões se destaca na sua região pelo rico conjunto arquitetônico histórico e cultural, que vai desde casarões em estilo colonial e neoclássico, imagens com grande valor histórico, até belos monumentos e típicas praças interioranas. Dentro do perímetro histórico, há doze Bens Culturais Tombados pelo município, que representam um importante momento da história da cidade. Em breve, esta região da cidade poderá ser patrimônio protegido pelo Estado de Minas Gerais, pois em 2016 o IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico abriu um processo de estudo para o seu tombamento devido ao seu grande valor.

Foto: Jaisson Pereira de Jesus

Foto: Arquivo Mundo Cênico

NOSSA HOMENAGEM

É CANTANDO

BLOCO DA

SAUDADE

Carnaval de Perdões

3.png

Maria da Conceição Abadia

Foi uma fotografa e dedicou-se, por longos anos, ao registro da vida social e cultural da cidade de Perdões, Minas Gerais. 

Personalidades

4.png

Foi maestro e fundador da Corporação Musical Lira Perdoense, a mais antiga instituição cultural do município de Perdões, Minas Gerais.

José Oliveira de Assis

1.png

Dulce Oliveira 

Foi uma professora que acreditava na transformação da comunidade através da educação. Marcou a cidade  por sua determinação em fundar uma escola.

2.png

A professora aposentada e escritora é guardiã da história e da cultura perdoense. É uma ativista pela memória e uma referência histórica de Perdões, Minas Gerais.

Alba Rezende Bastos